Dicas de Viagem,  Viagem de Low Cost

Vai viajar de “Low Cost” ? Dicas

 

Viajar barato é uma maravilha, mas com as companhias “low cost”, é preciso estar preparado para evitar surpresas. Se você está planejando sua primeira viagem com uma “low cost”, aqui vão algumas dicas para não cair em armadilhas e aproveitar ao máximo seu voo 

1. Bagagem  

 A maioria dessas companhias oferece apenas a bagagem de mão, ou seja, aquela mochila com itens básicos de viagem, normalmente estas bagagens têm medidas específicas que você pode conferir no site de cada “low cost”.  

Se sua mochila tiver mais que o indicado pela companhia você pode ser obrigado a pagar um valor para despachar ali na hora. Os preços variam entre 40 e 100 euros.  

Já outras companhias oferecem incluso no preço da passagem a mala de cabine, aquela mala pequena geralmente de 10 quilos, podendo variar,  que irá no avião com você. A questão aqui é que normalmente quando oferece a bagagem de mão não oferece a mochila, fique atento!  

Aconteceu isto comigo quando estava voltando de Palma de Mallorca pela primeira vez, eu comprei uma passagem para voltar com uma “low cost” até Manchester e depois outra passagem até Cork na Irlanda, onde moro atualmente. Eu tinha visto que incluía a mala de cabine e por isso fiquei tranquila achando que a mochila de mão estaria inclusa. Quando fui embarcar descobri que não podia estar levando a mochila e tive que pagar 60 euros para a bagagem extra.  

Então fique atento às regras de bagagem e se realmente precisar de mais do que a passagem oferece, tente comprar pelo site com antecedência, normalmente irá sair mais barato do que na hora de embarcar.  

2. Assentos.  

Se você está viajando com seu namorado ou sua amiga e não quer ficar sozinha durante o voo em companhias “Low Cost” você terá que comprar assento, pois sua bagagem normalmente não oferece esta possibilidade.  

No entanto, eu recomendo que pense um pouco sobre isso antes e veja se vale a pena gastar seu dinheiro com isso. Os voos em “Low Cost” normalmente são para locais bem próximos, você irá passar no voo de uma a 4 horas no máximo, e possível que você nem perceba este tempo pois está dormindo ou vendo um filme.  

Eu já havia viajado por diversas vezes com “Low Cost”  e nunca vi a necessidade marcar lugar, indo com namorado ou com amiga pois o voo normalmente é bem rápido e por diversas vezes se tem assento próximo você poderá pedir para o comissário para trocar e ainda sim se sentarem próximo.  

Quando a minha melhor amiga veio para cá para fazermos uma viagem pela Europa, ela achou necessário, ela ficou com receio por não falar inglês e também achou que íamos conversar mais durante o voo, no entanto, estávamos bem cansadas e durante o voo estávamos normalmente dormindo.  

Aqui vai de você e da sua companhia de viagem entender o quanto é importante para você ir lado a lado e quanto vale.  

Se quiser comprar o assento a companhia oferece essa opção no momento da compra das passagens, no momento do check in e também a qualquer momento que entrar ao site.  

3. Compras 

Durante o voo na “low cost “eles lhe oferecem tudo, desde comidas e bebidas a   compra de bebidas, perfumes e raspadinhas.  

Sim, você não leu errado, a comida é paga, isso porque o voo é rápido e eles não são obrigados a oferecer comida, mas podem vender.   

Não se preocupe se quiser comprar alguma coisa e não tiver dinheiro, você poderá passar seu cartão.  

Eu não costumo comer nada, pois mesmo sendo pago se trata de comida de avião e normalmente não é boa. Se o voo for de manhã e eu não tiver tempo de comer eu normalmente compro algo no aeroporto e levo na minha bolsa, não por economia pois os preços não variam muito, e sim porque a comida será de melhor qualidade.  

4. Verifique o aeroporto  

Companhias “Low Cost” normalmente desembarcam em aeroportos mais afastados que vão te deixar longe do centro da cidade e normalmente terão um custo alto para você ir até lá.  

Por exemplo, quando fui para Londres da primeira vez, estava extremamente empolgada e paguei no valor da passagem apenas 19,90 euros para ir em voltar. Acontece que não verifiquei que o desembarque seria no aeroporto de Stansted, a mais de duas horas da cidade de Londres. Para ir até o centro da cidade e principais atrações eu tive que comprar um ticket de ônibus e o valor somente para ida era de 19,90 libras e levava mais de 2 horas para chegar, ou seja, a ida até o centro ficou mais caro do que a ida e volta de Londres para Cork na Irlanda, onde eu moro e ainda acabei perdendo uma boa parte do dia. 

Se eu tivesse pesquisado talvez tivesse comprado a passagem um pouco mais cara, mas que me levasse para um aeroporto mais próximo.  

Isto nem sempre é verdade, algumas vezes as companhias “Low Cost” desembarcam no mesmo lugar que as outras companhias. Posso dar alguns exemplos com a Ryanair, como: Dublin para Madrid e Cork para Palma de Mallorca- os dois voos vão para o aeroporto principal.  

5. Viagens entre Países próximos  

Por último, se for viajar para um país próximo um do outro, principalmente na Europa, procure verificar voos, trens e ônibus, isto porque muitas vezes o preço de um trem será o mesmo que o de um voo, mas não terá o mesmo stress passando pela segurança e chegando antes e muitas vezes poderá levar a bagagem de cabine além da bagagem de mão.  

Eu viajei de trem algumas vezes e posso dizer que todas as vezes foi muito bom, rápido e pontual e ainda cheguei bem no centro da cidade.  

Em maio deste ano (2024) viajei de Londres a Paris de trem. Eu saí do centro da cidade de Londres – Estação St. Pâncreas e desembarquei em Paris na Estação Gare Du Nord. Se eu comparasse com a viagem por uma “Low Cost”, estava o mesmo preço dos bilhetes, a diferença é que eu gastei muito menos tempo nestas estações que ficam no centro da cidade do que se tivesse que me locomover até estes aeroportos. Além disso, eu teria que pagar a bagagem de cabine que estava comigo nesta viagem e com o trem eu não precisei pois estava incluso no preço.  

Para comparar preços entre voos, trem e ônibus eu indico a o site da OMIO, além da pesquisa você também poderá comprar seus bilhetes direto pelo site ou aplicativo deles.  Todas as vezes que viajei de trem pela Europa comprei pelo site deles e foi muito mais fácil e informativo. Além disso, quando comparei preços nas próprias companhias de trem daqui, valia mais apenas comprar no site da OMIO.  

Espero que ajude vocês, se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *