O que fazer em Bordeaux- Espelho da agua de manha.
França,  Bordeaux,  Destinos na Europa

O que fazer em Bordeaux em 1 dia- 8 Atrações Imperdíveis e Dicas Extras 

Uma cidade no sudoeste da França, a cerca de 585 km de Paris, que surpreende a cada esquina e com muito o que fazer em Bordeaux, principalmente para quem assim como eu, ama vinhos. Mais do que a fama mundial de suas vinícolas, Bordeaux conquista pelo charme das ruas, a história viva em cada edifício e a arquitetura deslumbrante que parece contar histórias antigas.

Durante um dia e meio na cidade, consegui explorar os principais pontos, mas já estou sonhando com a volta — especialmente durante o festival de vinho em junho. Com mais tempo, quero me perder pelas vinícolas icônicas de Médoc, Saint-Émilion e Pessac-Léognan, e brindar a cada descoberta.

Dois dias são suficientes para sentir o clima da cidade e conhecer seus destaques, mas se você realmente quer mergulhar no mundo dos vinhos e explorar as regiões próximas, recomendo reservar pelo menos cinco dias. Assim, cada taça, cada passeio e cada vista se tornam momentos inesquecíveis.

Onde ficar em Bordeaux?

Hostel20 Bordeaux – 7,2 – Eles possuem quartos femininos, o que é ótimo para mulheres viajando sozinhas, e fica super bem localizado.

Eklo Bordeaux Centre Bastide- 7,5 – PÉ ideal para quem está viajando em casal ou com amigas, oferecendo mais privacidade e conforto.

Como chegar em Bordeaux?

Para os moradores de Cork, na Irlanda, há voos diretos pela nossa queridinha Ryanair. Assim, é possível conhecer a cidade em 2 dias, aproveitando asmelhores atrações. No entanto, se você tiver a oportunidade, aconselho fortemente a ficar cinco dias, sendo 2 na cidade e 3 explorando as vinícolas na região. Além disso, se estiver indo para Paris, essa pode ser uma excelente conexão.

Se você estiver vindo do Brasil ou de outros lugares do mundo e fazendo um tour pela França, acredito que essa região merece sua atenção — é uma forma de sair do óbvio entre as queridinhas Paris e Nice.
Para isso, voce pode pegar um trem entre os locais. Para ver as opções de passagem acesse a Omio.

Se você estiver vindo para Paris, não deixe de conferir meus posts sobre a Cidade Luz e descobrir todas as dicas e passeios incríveis que você pode fazer por lá!

Transporte por Bordeaux

Para se locomover, é super fácil por lá. Eu usei apenas o transporte do aeroporto e paguei na hora com o motorista, no cartão de débito da Wise. Eu super recomendo ter a Wise com você durante todas as suas viagens aqui na Europa. É uma maneira prática de levar dinheiro e fazer a conversão, sem pagar taxas excessivas.

Você também pode comprar o Bordeaux City Pass, que dá direito, além dos transportes, à entrada em museus e nas principais atrações da cidade. No entanto, eu achei que não valia a pena para mim, pois, quando fui, o tempo estava ótimo e eu preferia aproveitar os passeios ao ar livre em vez de ficar dentro de locais fechados, além disso, eu iria ficar pouquíssimo tempo na cidade.

Um dia com muito o que fazer em Bordeaux

1. “Cite du Vin” – O museu mais interessante que ja conheci

O museu Cité du Vin possui o formato de um decantador. É um museu interativo, com muito o que fazer em Bordeaux, e eu recomendo começar por lá

O museu Cité du Vin é dedicado à cultura do vinho. Por lá, você vai aprender sobre a história do vinho, explorar exposições interativas, sentir aromas e entender melhor como a bebida é produzida. Com certeza, é uma parada obrigatória para quem visita Bordeaux.
O passeio termina com a degustação de uma taça de vinho e uma vista panorâmica incrível da cidade.

Fui logo pela manhã, cerca de uma hora após o café da manhã, e achei a experiência muito bacana e extremamente interessante. Fiquei em torno de três horas no museu, aprendendo sobre cada região. Durante a visita, pude sentir diferentes aromas, descobrir quais vinhos combinam com minha personalidade, e ainda apreciar a vista da cidade, que estava linda no dia em que fui.

Se você já visitou a Guinness Experience em Dublin ou a Heineken Experience em Amsterdam, vai perceber algo familiar na Cité du Vin: muita interatividade e experiências sensoriais. Mas aqui o foco é totalmente sobre vinhos, e isso faz toda a diferença!

Confesso que sou suspeita para opinar, porque não sou muito fã de cerveja, mas saí do museu encantada. Aprender sobre os aromas, descobrir quais vinhos combinam com minha personalidade e ainda apreciar a vista linda da cidade tornou a visita memorável. Sem dúvida, recomendo incluir a Cité du Vin no seu roteiro por Bordeaux.. 

Eu comprei meus ingressos pelo Get Your Guide, onde você paga o mesmo preço da experiência no site mas garante que em caso de imprevistos pode cancelar. Além disso, a facilidade de ter ingressos no seu celular de maneira fácil e rápida. Para ver mais sobre a experiência e comprar ingressos clique aqui

2. Fazer um passeio pelo bairro de Chartrons

O bairro de Chartrons é logo ao lado do Cite Du Vin, sendo uma das áreas mais encantadoras e vibrantes da cidade, misturando o antigo com o moderno. 

Por lá, você poderá visitar a Rua Notre-Dame, cheia de antiquários, galerias de arte, boutiques e cafés. Também vale a pena conhecer o Jardim Público de Bordeaux, um espaço verde tranquilo, com belos jardins, lagos e trilhas perfeitas para caminhadas e piqueniques.

Além disso, é possível visitar outro Museu do Vinho e do Comércio – o Musée du Vin et du Négoce, que inclui exposições sobre como o vinho era produzido, armazenado e exportado.

No domingo, quando eu estava de partida, passei por ali e encontrei uma feirinha bem tradicional. Decidi ficar por ali mesmo até o horário do meu voo. Para o café da manhã, peguei croissants, pain au chocolat e suco de laranja fresco, e comi sentada de frente para a orla. Além disso, também comprei macarons a um euro cada, que estavam divinos e super fresquinhos.

Também experimentei ostras frescas, a um preço em conta; estavam bem saborosas e diferenciadas. Confesso que havia provado ostras em outro lugar antes e não tinha gostado. Portanto, vale a pena passar por lá, mesmo que você não tenha muito tempo.

3. Passeio ao Longo do Rio Garonne e Ponte Pierre 

Também recomendo que siga para o centro pela orla, a beira do Rio Garonne, que oferece uma área linda para passear, onde poderá encontrar bares, muita gente praticando esportes, ou simplesmente relaxando. 

O passeio na orla é lindo e com uma vista maravilhosa pelo rio, se estiver sol você poderá aproveitar para caminhar com tranquilidade. 

Além disso, não deixe de visitar a Pont de Pierre, a icônica ponte que conecta as duas margens do Rio Garonne. Construída entre 1819 e 1822, durante o reinado de Napoleão Bonaparte, a ponte possui 487 metros de extensão e 17 elegantes arcos.

Com o tráfego de veículos restrito, é o lugar perfeito para uma caminhada contemplativa, enquanto se aprecia a vista do rio e se sente a história viva de Bordeaux.

Pont de Pierre – uma ótima opção de o que fazer em Bordeaux

Passeando as margens do rio, em direção ao centro, comi um croque Monsieur com Trufa, especial do dia, que estava divino, não sabia que um lanche de presunto e queijo poderia ser tão bom. Infelizmente, não tinha este site ainda e não guardei o nome para indicar. 

No entanto, acredito que não vai errar procurando um restaurante típico francês e experimentando a culinária tradicional. Tudo que experimentei na França, nas minhas viagens sempre está ótimo. Ah, e por falar nisso, eu tenho um post completo sobre 10 comidas típicas imperdíveis e onde comer na França — dá uma olhadinha lá, tá imperdível!

Falando em comida, não dá para deixar Bordeaux sem experimentar os macarons, aquela famosa iguaria francesa que conquista pelo sabor e delicadeza. Confesso que já provei macarons em outros lugares, mas os que experimentei em Bordeaux foram simplesmente inesquecíveis — crocantes por fora, macios por dentro e com recheios deliciosos. Uma verdadeira experiência gastronômica que vale a pena incluir no seu roteiro!

Assim, não deixe de passear por esta orla, tenho certeza que boas surpresas te esperam. 

4. A Catedral de Saint- André 

A Catedral de Saint- André possui arquitetura gótica, é uma das mais notáveis do País, foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1998, sendo parte da rota do Caminho de Santiago de Compostela para quem sai de Paris, e faz a rota chamada Via Turonensis. 

O que fazer em Bordeaux – visitar a Catedral Saint-André, uma catedral gigante e linda, símbolo imponente da cidade

Ela é aberta ao público para visitas turistas e religiosas, funcionando geralmente das 10h às 18h com variações em alguns feriados e eventos religiosos. 

Para subir na Torre Pey Berland, que revela uma vista maravilhosa da cidade, você pagará uma taxa variável. Sendo menores de 18 anos e portadores de deficiência entrada gratuita, jovens entre 18 e 24 anos, cidadãos da união europeia com desconto e adultos cerca de 6 a 7 euros. Sendo o horário de visita entre 10 às 12:30 e 14 às 17.30. 

Eu não subi, pois tinha o tempo limitado lá, com apenas um dia e meio na cidade.

Se decidir por visitar, eu recomendo que deixe para comprar o ingresso por lá, no momento, porque se o dia estiver bom sua vista será uma, se o dia estiver ruim talvez não compense. 

5. A Rua Sainte-Catherine 

Uma das ruas comerciais mais longas da Europa, com cerca de 1,2 km, é totalmente exclusiva para pedestres, permitindo que você aproveite o comércio local, que inclui lojas de grifes internacionais, varejo, joalherias e souvenires. Além disso, é possível apreciar a arquitetura neoclássica dos edifícios e curtir eventos durante festivais importantes, como as feiras de Natal.

Sugiro que você vá até a Place de la Comédie, onde fica o famoso Grand Théâtre; se tiver tempo, é possível até assistir a algumas apresentações.

Por lá, você também encontrará a Place de la Victoire, repleta de bares e cafés, perfeita para aproveitar a culinária local e sentir a atmosfera vibrante da cidade.

6. Place de La Bourse le Miroir d’Eau

Essa praça é linda, com uma arquitetura grandiosa e neoclássica. Fica às margens do Rio Garonne e considero uma parada obrigatória quando visitar Bordeaux. 

A praça foi construída por Ange-Jacques Gabriel, arquiteto de Luís XV e planejada para abrir a cidade para o rio e simbolizar prosperidade comercial. 

Na praça também poderá apreciar a Fontaine des Trois Graces, representando a mitologia grega – Aglaia, Eufrosina e Talia, representando beleza, charme e criatividade. 

Além disso, poderá ver o  Miroir d’Eau, o maior espelho d’água do mundo, inaugurado em 2006 com 3.450 metros quadrados . O reflexo da água e os efeitos alternados da fonte com camadas finas de água e leve névoa de vapor produzem um jogo visual, podendo ser visto na superfície da água a arquitetura dos prédios. 

Se puder, recomendo que vá no período da noite também, pois a iluminação noturna cria um ambiente completamente diferente e deslumbrante. Eu passei por lá tanto no período da tarde quanto à noite, e posso afirmar que valeu a pena.

O maior espelho d’água do mundo fica por lá — você não vai querer deixar de incluí-lo na sua lista de o que fazer em Bordeaux.

7. A Porte Cailhau

Localizada próxima à Place de La Bourse e a Rua Sainte Catherine, foi construída em 1495  como uma entrada na cidade e uma celebração à vitória de Carlos VIII na Batalha de Fornovo. 

No passado, a ponte servia tanto como portão defensivo quanto como símbolo de poder. Hoje a porta faz parte do charme da cidade, sendo localizada bem no centro e um monumento muito interessante de se olhar, com vários detalhes. 

O que fazer em Bordeaux – a Porte Cailhau, um portão medieval localizado bem no centro da cidade

É possível explorar o interior com uma exposição da cidade e da própria construção,  sendo que o ingresso varia de 5 a 10 euros. 

Se estiver na cidade por poucos dias, assim como eu, acredito que não valia a pena, pois a cidade oferece muito a explorar, mas se tiver por mais dias pode ser um ótimo passeio.

8. Ecole du Vin de Bordeaux

A escola do Vinho de Bordeaux é uma instituição renomada, dedicada ao ensino e promoção da cultura do vinho da região. 

Ali você poderá encontrar cursos para iniciantes, avançados workshops temáticos e degustação guiada por sommelier e enólogos para aprender mais sobre apreciar vinhos. 

Também poderá fazer uma pausa no seu dia para experimentar vinhos da região selecionados pela Escola. 

Eu visitei a escola no final da tarde, apesar de ter pego um pouco de fila, quando sentamos fomos muito bem recepcionados, o cardápio de vinhos possui espumantes, vinhos brancos e tintos sendo de 2 a 8 euros as taças. Tambem tinha 3 opções de entradas com queijo e pão para apreciar durante a suas degustações. 

Para mim, essa é uma parada obrigatória quando estiver em Bordeaux, a atmosfera, o local, e os vinhos são uma oportunidade única. 

Itinerário pelas vinícolas ao redor de Bordeaux

Se tiver cerca de 3 dias, podera fazer um roteiro por vinicolar ao redor de Bordeaux – incluindo a região a Margem esquerda – Medoc, visitando as  vinícolas da Rota dos Grands Crus, a Margem Direita incluindo Saint Emilion – conhecida como património mundial da UNESCO sendo uma vila encantadora e famosa por vinhos merlot, e no terceiro dia, a região de graves conhecida por vinhos brancos excepcionais.

As vinícolas podem ser uma ótima opção de o que fazer em Bordeaux.. Mostrando St. Emillion

Visitar Saint Emilion

Se tiver apenas mais um dia, eu escolheria visitar Saint Emilion, além de ser patrimônio mundial da Unesco ela é famosa por vinícolas e arquitetura e caves subterrâneas. 

Você poderá optar por alugar um carro ou ainda fazer um passeio que te leva até lá para não precisar dirigir, você pode ver uma opção clicando aqui

Powered by GetYourGuide

Você também pode optar por conhecer a região de Médoc, famosa por seus vinhos renomados e degustações exclusivas, ou ainda explorar Pessac-Léognan, conhecida por seus excelentes vinhos tintos e brancos.

Se decidir alugar um carro, certifique-se de ter alguém para revezar no volante, garantindo que todos possam aproveitar a experiência com responsabilidade.

Museus

Você também poderá conhecer outros museus em Bordeaux, como o Museu de Arte Contemporânea e o Museu de Belas Artes, um dos mais antigos da França. Ambos abrigam obras contemporâneas e de arte moderna, sendo uma ótima opção para os dias de chuva.

Conclusão

Bordeaux é uma cidade que vale muito a pena conhecer, seja em um fim de semana ou com mais tempo para explorar a região com calma. Para quem ama vinho, então, é um verdadeiro prato cheio!
E você, já esteve por lá ou morre de vontade de conhecer? Me conta aqui nos comentários — vou adorar saber!

VAMOS MANTER CONTATO?

Quer descobrir destinos incríveis, economizar nas viagens e ter acesso a dicas que só quem mora na Europa conhece?😎

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *