1 a 2 dias,  Destinos na Europa,  Por Duração,  Roteiros de Viagem pela Europa,  Suíça,  Zurique

O que fazer em Zurique em 1 dia: 12 Atrações Imperdíveis

Sabia que Zurique é a maior cidade da Suíça, mas não é a capital?
Charmosa, organizada e cheia de vida, Zurique combina história e modernidade em um cenário que conquista à primeira vista. Suas ruelas medievais, igrejas imponentes e fachadas coloridas se misturam a lojas elegantes, cafés acolhedores e à atmosfera cosmopolita de um dos principais centros financeiros do mundo. Não é à toa que a cidade aparece constantemente nas listas de melhores lugares para se viver.

Durante minha última viagem pela Suíça, passei um dia explorando Zurique e visitei atrações imperdíveis como a famosa Fábrica da Lindt e o charmoso centro histórico. No dia seguinte, aproveitei para fazer um bate e volta ao Monte Titlis, uma experiência incrível que recomendo de olhos fechados. Mas a verdade é que Zurique tem muito mais a oferecer, e se você tiver mais tempo, vai encontrar dezenas de lugares e experiências para acrescentar ao seu roteiro.

1. Visitar a Fábrica da Lindt

Uma das atrações imperdíveis em Zurique é a visita à Fábrica da Lindt. Embora fique um pouco afastada do centro, vale muito a pena.

O passeio começa com uma impressionante fonte de chocolate, que já faz você salivar. Após pegar o audioguia na sua língua, que está incluído no ingresso, o tour inicia-se com a história do cacau. Em seguida, há explicações sobre as primeiras fábricas e como o leite condensado foi produzido pela primeira vez.

Aliás, você sabia que o leite condensado, a princípio, foi inventado como um remédio para crianças?

foto explicando surgimento do leite condensado e processo.

A história é envolvente e fascinante, pois mostra a evolução da produção de chocolates. O grande destaque, no entanto, são as degustações! Durante o tour, você tem a oportunidade de provar três tipos de chocolates derretidos: amargo, branco e ao leite. Sim, você pega uma colher e experimenta cada um!

Após essa experiência deliciosa, você assiste à produção dos primeiros bombons e, em seguida, pode se divertir em um jogo interativo, onde descarta os chocolates que não estão perfeitos.

foto da tela, jogo apos a producao da lindt

Ao final da visita, chega o momento mais esperado: provar diferentes barras de chocolate Lindt. Há opções para todos os gostos, mas confesso que me rendi completamente ao chocolate amargo com laranja — simplesmente irresistível! Antes de sair, você ainda passa por enormes baldes recheados de trufas de vários sabores, e o melhor: pode pegar uma de cada para experimentar.

Sendo bem sincera, eu não sou uma grande fã do chocolate da Lindt. Não sinto que o sabor justifique o preço e acredito que existam outras marcas igualmente deliciosas no mercado. Mas preciso dizer: a experiência vale muito a pena! O espaço é moderno, interativo e pensado para envolver todos os sentidos, sem falar nos brindes e na atmosfera que transforma o passeio em algo especial.

Se quiser garantir sua visita, recomendo comprar os ingressos pelo Get Your Guide aqui. Assim, você reserva com antecedência, evita filas e garante sua entrada. O tour dura de 2 a 3 horas e pode ser feito tranquilamente pela manhã ou à tarde, combinando com um passeio pelas principais atrações do centro de Zurique.

2. Centro Histórico – Altstadt e Rio Limmat

O centro histórico de Zurique é encantador, com suas casas medievais coloridas, ruas e vielas charmosas, praças vibrantes e igrejas imponentes. Além disso, a vista do Rio Limmat é simplesmente belíssima.

Assim, não deixe de passear pelas margens do Lago de Zurique para apreciar as paisagens deslumbrantes da cidade.

Rio Limmat em Zurique

3. Rua Limmatquai

A Rua Limmatquai segue ao longo da margem direita do Rio Limmat e é famosa por suas pontes cênicas. Além disso, ali você encontrará edifícios históricos, mercados e a Câmara Municipal de Zurique (Rathaus), que foi construída sobre a água

Rua Limmatquai mostrando vista do alto

4. Colina Lindenhof

A Colina Lindenhof é um dos pontos mais altos de Zurique, oferecendo uma vista privilegiada sobre o rio Limmat e o centro histórico da cidade. Além disso, é um ótimo lugar para relaxar e apreciar a paisagem. Recomendo subir, pois você vai apreciando as paisagens e as ruazinhas do centro histórico, então não fica cansativo.

Colina Lindenhof, eu estou sentada no meio da foto, mostrando a cidade do alto, Uma excelente opcao do que fazer por Zurique

5. Grossmünster – A Catedral de Zurique

A Grossmünster é uma das igrejas mais importantes da cidade, sendo imperdível para os amantes de arquitetura e história. A entrada é gratuita; no entanto, para subir nas torres, é necessário pagar 5 francos suíços para adultos e 2 francos para crianças. Os horários de visita são das 10h às 18h no verão e das 10h às 17h no inverno.

Eu não subi porque tinha pouco tempo na cidade, mas pode valer a pena para apreciar a vista. Vale a pena ver por dentro.

Grossmunster uma igreja imponente que deve estar na sua lista do que fazer por Zurique

6. Peterskirche

A Peterskirche é famosa por ter o maior relógio de torre da Europa, com um mostrador de 8,7 metros de diâmetro, maior que o do Big Ben.

O local é bacana e tem uma arquitetura diferenciada, no entanto, não parece tão grande quanto o Big Ben pessoalmente. Você já foi? Me conta o que achou.

Além disso, a entrada é gratuita, e os horários de visita são de segunda a sexta, das 8h às 18h; no sábado, das 10h às 16h; e no domingo, das 11h às 17h.

Peterskirche

7. Fraumünster

Localizada nas margens do Rio Limmat, a Fraumünster é uma igreja adornada com vitrais dos renomados artistas Marc Chagall e Augusto Giacometti.

Além disso, a entrada é gratuita, e as visitas podem ser feitas no verão, das 10h às 18h, e no inverno, das 10h às 17h.

Como você viu, Zurique está cheia de igrejas. No entanto, nesta eu não entrei porque estava acontecendo um casamento no dia, mas sua arquitetura diferenciada chama a atenção.

Fraumunster

8. Bahnhofstrasse

Para os amantes de compras, a Bahnhofstrasse é uma das ruas mais luxuosas do mundo. Repleta de boutiques de estilistas renomados, joalherias exclusivas, bancos e cafés elegantes, ela é o local ideal para quem aprecia o luxo.

Da pra passar e lamber com a testa para quem adora uma marca, para mim, que nao e tao fa assim de marcas, e uma rua bonita ja que e toda enfeitada de bandeiras dos 26 cantões da Suica.

Para quem não sabe, a Suíça é dividida em cantões, e cada um tem sua própria bandeira e identidade visual. Exibi-las é uma forma de celebrar a diversidade cultural e histórica do país. E você aí, sabe qual é a bandeira de Zurique?

Bahnhofstrasse - rua de compras com bandeiras diversas que representam regioes da Suica.

Dica da Ana:

Durante seu passeio pelo centro, não se esqueça de levar sua garrafa de água! Zurique tem mais de 1.224 fontes de água potável espalhadas pela cidade — é só enchê-la sempre que precisar.

Além disso, bem próximo dessa rua, você encontra um supermercado Migros gigante, com restaurante no andar de cima. Por lá, os preços são muito mais em conta do que na rua. Eu tomei meu café da manhã lá: paguei 10 francos suíços por um café, um salgado e um pastel de nata. No almoço, escolhi um prato de peixe com aspargos e purê por 17 francos suíços.

Estava tudo muito bom! Quer economizar na Suíça? Confira 7 dicas práticas para economizar na Suíça aqui!

9. Mercado Bürkliplatz

Coincidentemente, estive em Zurique em um sábado, dia em que a cidade ganha ainda mais vida com uma feira encantadora de produtos frescos e artesanato. O aroma dos queijos — queijos desses que fazem a gente salivar só de passar por perto — me transportou imediatamente para o fondue inesquecível que provei em Berna.

Aliás, quer descobrir mais sobre a capital da Suíça? Na minha opinião, Berna é a cidade mais charmosa do país até agora. Clique aqui e encante-se com tudo o que ela tem a oferecer!

Caminhar por feiras como essa é mergulhar na essência da cultura local, apreciar o artesanato e sentir o ritmo da cidade. E o melhor: ela fica bem no coração de Zurique, pertinho de várias outras atrações.

10. Jardim Botânico de Zurique e Jardim Chinês de Zurique

Se você, assim como eu, adora uma área aberta e verde para passear, com toda certeza vale a pena visitar esses locais. Ambos são gratuitos e ficam bem próximos um do outro.

Passei por lá no final do dia e ainda estava muito agradável. Comprei um café e fiquei aproveitando a natureza por um tempo.

O Jardim Botânico é um refúgio verde no meio da cidade. Ele abriga cerca de 15.000 espécies de plantas de todas as partes do mundo, distribuídas em áreas temáticas, estufas e jardins externos. Os horários de funcionamento são:

  • Novembro a março: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; sábado e domingo, das 8h às 17h
  • Abril a outubro: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábado e domingo, das 8h às 18h

Já o Jardim Chinês foi um presente da cidade de Kunming, na China. O jardim é um exemplo autêntico de paisagismo chinês, com pavilhões, lagos e vegetação típica. Funciona diariamente, das 11h às 17h.

Eu confesso que não tive tempo para mais nada, já que tinha apenas um dia na cidade. Além disso, optei por atrações gratuitas, pois no dia seguinte já ia gastar bastante. No entanto, tenho mais dois lugares para indicar, que pesquisei e acredito que seriam boas experiências.

11. Museu da FIFA

Se você é apaixonado por futebol, o Museu da FIFA é uma parada obrigatória. Inaugurado em 2016, o museu possui um vasto acervo que conta a história do esporte e das Copas do Mundo desde 1930. Para reservar seu horário, você pode acessar este link.

12. Thermalbad & Spa Zürich

Se você, assim como eu, não é muito fã de museus de futebol, sugiro um passeio um pouco mais elegante: o lugar mais relaxante de Zurique, construído em uma antiga cervejaria, com piscinas termais internas dentro de barris de madeira e água a 36 graus, vinda diretamente das montanhas. O grande destaque é a piscina no rooftop, que oferece uma vista panorâmica da cidade e dos Alpes.

Saiba mais no site oficial.

13. Opernhaus Zürich

A Ópera de Zurique é uma das mais prestigiadas do mundo. Você pode assistir a uma ópera, balé ou concerto, ou simplesmente apreciar sua arquitetura clássica e localização privilegiada à beira do lago. Para ver a programação, acesse este link.

Além disso, existem diversos passeios para fazer próximos à cidade de Zurique que você vai amar. Veja algumas sugestões abaixo:

Powered by GetYourGuide

Dica bônus – Monte Titlis

Monte titlis - uma otima opcao do qure fazer perto de Zurique.

Localizado em Engelberg, o Monte Titlis é uma atração que eu queria visitar há muito tempo — e, olha, superou todas as minhas expectativas! Você realmente se sente no topo do mundo, em um lugar simplesmente incrível.

Aqui no blog, eu conto todos os detalhes da minha experiência e como foi esse passeio inesquecível por lá.

Eu super recomendo o tour que fiz, que comprei direto pelo GetYourGuide, saindo de Zurique. Quer garantir o seu lugar? Clique aqui e confira!

Gostou das dicas? Inscreva-se na Newsletter para não ficar por fora de nada por aqui!

VAMOS MANTER CONTATO?

Quer descobrir destinos incríveis, economizar nas viagens e ter acesso a dicas que só quem mora na Europa conhece?😎

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *