
O que fazer em Berna – 15 atrações Imperdíveis na Suíça
Confira o que fazer em Berna em 2 dias, uma cidade com arquitetura medieval, rica história e paisagens deslumbrantes, um destino imperdível para sua viagem à Suíça, oferecendo muito o que fazer.
Embora seja menor e menos famosa do que cidades como Genebra e Zurique, Berna é a capital da Suíça. Sua localização central facilita a integração entre as diversas regiões linguísticas e culturais do país.
A cidade definitivamente me surpreendeu, pois apesar de ser a capital, ela tem todo o encanto e charme de um vilarejo. Vem comigo descobrir o que fazer em Berna.
Qual é a melhor época para visitar Berna?
Como sempre digo, a melhor época para viajar é aquela em que você consegue ir! No meu caso, consegui encontrar um voo super em conta de Dublin para Basel por apenas 30 euros, e aproveitei para passar 2 dias em Berna e 2 em Basileia, em pleno mês de novembro.
Embora as temperaturas estivessem geladas, as ruas estavam encantadoras no outono, e até tivemos a sorte de pegar alguns momentos de sol.
Se você tiver a chance de ficar mais tempo, eu recomendo visitar durante a primavera (de março a maio) ou no outono (de setembro a novembro). Nessa época, as temperaturas são mais amenas, variando entre 8 e 20 graus, e os preços costumam ser mais acessíveis.
O verão (de junho a agosto) também é muito procurado, principalmente por quem gosta de atividades ao ar livre. Os dias são mais longos, o clima é agradável para passeios pelas fontes, parques e até para nadar no Rio Aare, uma experiência típica entre os moradores locais. A desvantagem é que tudo fica um pouco mais cheio e os preços sobem bastante.
Já o inverno (de dezembro a fevereiro) é ideal para quem sonha com a Suíça em clima natalino, mercados iluminados e até um pouco de neve. Além disso, Berna pode ser usada como base para bate-voltas até as montanhas próximas, perfeitas para quem gosta de esportes de inverno.
Se for conhecer Basileia, não deixe de dar uma olhadinha no roteiro de 1 dia em Basileia, Suíça!
Onde ficar em Berna?
Eu fiquei em um hostel maravilhoso com uma amiga. O quarto era bem limpo, com lockers automáticos e banheiros externos. O atendimento foi sensacional, muito simpático, e bem no centro da cidade. Além disso, tinha transporte grátis pela cidade, e o café da manhã era muito bom.
Recomendo que você reserve o Bern Youth Hostel– 8,4!
Para quem quiser algo mais reservado, com quartos e banheiros privados, eu recomendo o Hotel Jardin Bern- Nota -9,0!
Como se locomover em Berna?
Eu fiz muita coisa a pé, no entanto, uma super recomendação é ficar em hotéis que oferecem transporte gratuito, o “Bern Ticket”. Assim você garante não pagar nada nos transportes por lá.
Eu peguei um teleférico lateral para subir do hotel até uma praça e foi muito legal, sem pagar nada.
Para isso você pode procurar hotéis com transporte público grátis nas plataformas conhecidas como o Booking.
Veja opções aqui:
O que comer em Berna?
Se tem algo que não pode faltar na lista do que fazer em Berna, é experimentar a culinária local. Eu não tive tempo de provar tudo o que queria, mas ficam aqui duas recomendações únicas.
Fondue de Queijo
O fondue é praticamente um clássico do inverno, muito popular entre nós, brasileiros. Quem já visitou Gramado provavelmente conhece suas versões com carne, frango ou linguiça, mas o fondue suíça é outro nível. Em Berna, ele é feito com queijos como Gruyère e Vacherin, derretidos com vinho branco e temperos, criando uma mistura cremosa e irresistível.
Confesso que, apesar do preço, vale cada centavo experimentar em um restaurante. Eu provei na Brasserie Ratskeller, e a experiência foi simplesmente memorável.

Cervelat im Brot
Se você gosta de comida de rua, não pode deixar de provar o Cervelat im Brot, um sanduíche simples, mas delicioso, feito com a famosa linguiça suíça dentro de um pão. Eu comi durante o dia, enquanto caminhava pelas ruas da cidade. Além de econômico, foi incrível fazer essa refeição admirando a paisagem das montanhas — uma experiência que combina sabor e cenário de tirar o fôlego.
Além desses, outros dois pratos típicos chamam muito a atenção:
- Raclette: queijo derretido servido sobre batatas cozidas, picles e embutidos.
- Rösti: uma espécie de panqueca de batata ralada, geralmente acompanhada de bacon ou queijo.
Ainda não tive a chance de provar esses dois, mas com certeza estão na minha lista para a próxima visita.
Não deixe de experimentar também os chocolates artesanais. Afinal, quem não ama um bom chocolate suíço?
Berna é uma cidade que conquista pelo paladar e pelos olhos — cada refeição foi uma experiência, e cada prato conta um pouco da tradição suíça.
15 Atividades Imperdíveis para explorar em Berna
O centro da cidade tem uma atmosfera diferente. As casas e apartamentos são baixos, o transporte passa pelo meio da rua, e a vida parece serena, mas não tão agitada como em grandes capitais. Por lá você já vai encontrar as principais atrações e muito o que fazer em Berna.
1. Torre do Relógio (Zytglogge)

Construída no início do século XIII (por volta de 1218–1220), a Zytglogge originalmente funcionava como torre de defesa e portão da cidade. Ao longo dos séculos, passou por várias reformas e ganhou o famoso relógio astronômico, que se tornou símbolo de Berna.
O mais interessante é que o relógio atual data do final do século XV, com mecanismo astronômico que mostra não apenas as horas, mas também fases da lua e o zodíaco.
É uma visita interessante e repleta de conhecimento.
São poucas pessoas por vez, então recomendo comprar o ingresso com antecedência se quiser fazer o passeio! Para comprar acesse o nosso link aqui!
Se quiser apenas admirar por fora, já vale o passeio, já que está no centro da cidade e pode ser muito interessante observar a diferença arquitetônica. Para quem gosta de astronomia, pode ser ainda mais imperdível.
2.O Palácio Federal de Berna (Bundeshaus)
Você também poderá conhecer o Palácio Federal de Berna (Bundeshaus), a sede do governo federal do país, construído entre 1852 e 1902.
A entrada é gratuita, mas recomenda-se reservar com antecedência, especialmente na alta temporada. Para reservar você pode acessar o site oficial.
Vale lembrar que as visitas estão disponíveis em quatro idiomas — alemão, francês, italiano e inglês — fora do período de sessões parlamentares, e duram cerca de 60 minutos. Verifique os horários antes de ir para não perder a experiência

Eventos
A Bundesplatz, localizada em frente à Bundeshaus, é palco de diversos eventos, como o tradicional mercado de Natal, protestos e manifestações políticas, além de eventos culturais e transmissões esportivas. Esse local icônico no coração de Berna reflete a vida vibrante da cidade e reúne tanto moradores quanto turistas ao longo do ano.
Eu tive a sorte de visitar Berna no final de novembro, época em que acontece o “Rendez-vous Bundesplatz”, uma apresentação artística que projeta imagens e animações na fachada do Palácio Federal (Bundeshaus), acompanhada por uma trilha sonora cuidadosamente elaborada com um tema diferente a cada ano.
Foi lindo, e se você estiver por lá nessa época do ano, não deixe de acrescentar à sua lista de coisas para fazer em Berna.
Dica da Ana:
Ao chegar no seu hotel ou hostel, pergunte sobre atrações locais. Eles são muito atenciosos e com certeza te darão ótimas dicas.
Além disso, se você quer economizar enquanto passeia pela Suíça, não deixe de acessar: Como economizar na Suíça – 7 dicas testadas na Prática!
3.As Fontes de água
Passear pelo centro da cidade é muito agradável, pois proporciona vistas tanto históricas quanto inspiradoras.
Além disso, outra dica imperdível em Berna são as fontes de água espalhadas pela cidade. Elas oferecem água potável e fresca, então não se esqueça de levar sua garrafa para enchê-la gratuitamente.
Embora eu já soubesse que isso é possível em algumas cidades da Europa, em experiências anteriores a água havia mexido um pouco com meu estômago. No entanto, em Berna, foi uma ótima surpresa: a água parecia realmente fresca, potável e sem gosto algum!
Berna tem mais de 100 fontes medievais espalhadas pela cidade, muitas com esculturas e histórias interessantes.
Essas esculturas são parte de obras renascentistas do século XVI, com figuras históricas, mitológicas ou alegóricas.
A ideia dessas fontes era representar virtudes, forças naturais e advertências morais. Elas funcionavam como livros abertos em espaços públicos, contando histórias e transmitindo valores sociais e políticos. Eram também um símbolo de riqueza e conhecimento da cidade.
Conhecer as fontes de Berna é uma ótima opção do que fazer na cidade: você aprende sobre sua história e ainda se refresca.

4. Kramgasse
No centro histórico, você também pode encontrar esta rua, repleta de lojas, cafés e fontes históricas. O passeio por lá é imperdível na sua viagem.
Curiosidade: história é o que não falta em Berna!
Por lá, você vai encontrar várias lojinhas no subsolo, acessíveis por pequenas escadas que descem a partir da calçada.
Eu mesma, quando vi, logo pensei que fossem antigos abrigos de guerra. Mas a verdade é que a história é bem mais antiga. Durante a Idade Média, esses espaços eram usados como adegas e armazéns, perfeitos para guardar vinho, cerveja e mercadorias, já que o ambiente fresco ajudava a conservar tudo por mais tempo.
Com o passar dos séculos, os porões ganharam nova vida e hoje abrigam lojas alternativas, galerias de arte e cafés acolhedores, que dão um charme especial ao passeio pelo centro histórico. É muito interessante descer essas escadinhas e explorar essas lojinhas medievais — bem mais autênticas e locais, longe das grandes marcas famosas.

Quando você estiver passeando por lá, aproveite para experimentar os chocolates suíços que pode encontrar nas confeitarias locais. O Läderach é um dos mais famosos em Berna, e você pode provar chocolates artesanais frescos, tabletes e trufas de alta qualidade.
Você também pode experimentar os chocolates da Confiserie Tschirren, Confiserie Beeler e da Chocolaterie Bernrain, que oferecem opções artesanais e gourmet.
Os preços não são os mais agradáveis, mas vale muito a pena a experiência de provar o autêntico chocolate suíço.
Outra curiosidade: você sabe por que esta rua é cheia de bandeiras?
Essas bandeiras são muito mais do que simples enfeites — elas representam a identidade e o orgulho tanto do país quanto do cantão. Originalmente, começaram como uma forma de celebrar datas importantes, mas hoje são usadas para transformar a rua em um verdadeiro cartão-postal, trazendo cor, vida e aquele charme típico que encanta moradores e turistas.
5. Mercado Local (Münsterplatz)
O mercado local de Berna acontece várias vezes por semana nas principais praças da cidade, oferecendo produtos frescos e artesanato local de alta qualidade. Tive a sorte de visitá-lo em um domingo, pouco antes de partir, e posso garantir que foi uma experiência muito interessante do que fazer em Berna.
Embora eu não tenha comprado nada para não correr o risco de estragar os produtos, já que ainda iria para Basel, recomendo vivamente que você aproveite a oportunidade de visitar o mercado se puder. Afinal, é uma excelente maneira de explorar a cultura local e apoiar os produtores da região!
6. A Torre da Prisão (Käfigturm)

A Käfigturm (Torre da Gaiola) foi construída originalmente no século XIII, entre 1256 e 1344, como parte das fortificações medievais da cidade e serviu como prisão por muitos anos.
Atualmente, o local já passou por diversas reformas e funciona como um espaço cultural e administrativo, abrigando exposições temporárias, eventos e atividades públicas.
O mais interessante é que a torre está situada no centro histórico de Berna, que é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, e sua silhueta medieval se destaca entre as ruas e arcadas da cidade.
A visita ao interior é limitada, dependendo da realização de eventos culturais e exposições, mas vale a pena passear pelo local para conhecê-la, pois é algo muito diferente das construções modernas que estamos acostumados a ver. Não deixe de incluir na sua lista do que fazer em Berna.
7. Passear ao Longo do Rio Aar
Em qualquer estação do ano, um passeio às margens do Rio Aare não pode faltar na sua lista de o que fazer em Berna
Se você visitar Berna durante o verão europeu, não perca o “Aare Swim”, uma atração popular onde os moradores locais se refrescam nas águas cristalinas do Rio Aare, deixando a correnteza levá-los.
Muitos começam do ponto mais alto e simplesmente flutuam até a parte mais baixa do rio. A água é muito clara e limpa, proporcionando uma oportunidade incrível para aproveitar o ambiente natural deslumbrante. Essa atividade é uma atração imperdível do que fazer em Berna para quem visita a cidade no verão.
No entanto, como minha visita foi em novembro, a temperatura variava entre 6 e 4 graus, uma caminhada às margens do rio foi a opção mais adequada.
Durante essa caminhada, pude apreciar paisagens maravilhosas que pareciam um sonho, de tão bonitas. Além disso, o charme do outono, com as folhas das árvores caindo, deu um toque especial às minhas fotos.
Com toda certeza deve estar na sua lista do que fazer por Berna.

8. A Fossa dos Ursos (BärenPark)
Os ursos são o símbolo de Berna, refletindo uma longa tradição que remonta à história da cidade. Aliás, o nome ‘Berna’ deriva do alemão ‘Bär’, que significa ‘urso’.
Em 1857, foi construída a famosa ‘Bärengraben’ (Fossa dos Ursos), que serviu como lar dos ursos por muitas décadas. Porém, em 2009, um novo espaço, o BärenPark, foi inaugurado às margens do rio Aar. Hoje, esse espaço moderno permite que os ursos vivam em um ambiente mais natural e espaçoso, oferecendo uma experiência mais rica para os visitantes.

A entrada para o BärenPark é gratuita e aberta 24 horas por dia,portanto, vale muito a pena conhecer essa atração única em Berna. Certamente, não perca a oportunidade de ver de perto esses majestosos animais em um ambiente que respeita seu habitat natural!
Mesmo que você não consiga ver os ursos, o parque é encantador e merece estar na sua lista de o que fazer em Berna. Vale muito a visita!
O BärenPark abriga três ursos: Finn, Björk e Ursina. Eles vivem em um espaço de 6.000 metros quadrados, com acesso direto ao Rio Aare, o que lhes permite se banhar e se movimentar livremente. Os tratadores estão presentes todos os dias, das 08h00 às 17h00, período durante o qual os ursos são alimentados e cuidados. Recomenda-se visitar pela manhã ou no final da tarde, se quiser vê-los.
Geralmente, entre novembro e março, eles estão em hibernação. Nesse período, você pode aproveitar o parque, mas não verá os ursos — foi o que aconteceu no meu caso.
9. Catedral de Berna (Berner Münster)
A Catedral de Berna, ou Berner Münster, é o principal templo religioso da cidade de Berna, na Suíça, e é um dos marcos góticos mais importantes do país.
Ela foi construída em 1421 e levou mais de 150 anos para ficar pronta.
A entrada e gratuita, mas se quiser subir a torre, custa cerca de 5 euros e pode comprar na hora.
O horário e de Segunda a sábado: 10h00 – 17h00; domingo: 11h30 – 17h00.
Eu recomendo passar por lá, além do interior ser lindo, em volta também é ótimo para passear e conhecer a cidade.

10. Jardim das Rosas ( Rosengarten)
Você pode explorar o Jardim das Rosas, com entrada gratuita, aberto todos os dias das 7h às 21h.
O espaço é ideal para curtir um passeio tranquilo, apreciar a natureza e tirar uma foto com a estátua de Albert Einstein.
Além disso, o local conta com uma variedade de mais de 200 rosas e outras esculturas espalhadas que você pode conhecer.

Curiosidade: estátuas de Albert Einstein não vão faltar por Berna!
Existem outras estátuas que comemoram o período em que Einstein viveu e trabalhou em Berna, entre 1902 e 1909, quando desenvolveu parte da teoria da relatividade.
Além do Jardim das Rosas, há outras três estátuas de Einstein sentadas em bancos espalhadas pela cidade:
- Bärenpark (Parque dos Ursos) – próximo ao Rosengarten.
- Universidade de Berna – no pátio interno.
- Bernisches Historisches Museum (Museu Histórico de Berna) – em frente ao museu.
Me conta aí: você colocaria todos esses lugares na sua lista de o que fazer em Berna?
11. A Casa de Einstein
O apartamento onde Albert Einstein viveu e desenvolveu a teoria da relatividade agora abriga um museu dedicado à sua história e legado.
Os preços de entrada variam entre 4 e 6 francos suíços. Entre abril e outubro, o museu abre diariamente das 10h às 17h. Já de novembro a março, o funcionamento é restrito aos domingos, também das 10h às 17h.
Você pode facilmente comprar seu ingresso na hora ou pelo site oficial.
Eu não visitei essa atração, pois tinha apenas um dia e meio na cidade e queria aproveitar ao máximo o tempo ao ar livre, já que estava sol. No entanto, uma amiga disse que vale muito a pena e que merece estar na sua lista de o que fazer em Berna.
12. Museu Histórico de Berna e Museu Einstein: uma viagem pela história e ciência
Berna é uma cidade que encanta pelos seus prédios medievais, ruas charmosas e paisagens incríveis. Mas se você gosta de história e ciência, não pode deixar de colocar na sua lista do que fazer em Berna, o Museu Histórico de Berna e o Museu Einstein, que ficam no mesmo local.
O museu possui diversas coleções fascinantes:
- História Suíça e Berna: desde trajes e moedas até armas e manuscritos que contam a evolução do país e da cidade.
- Arte e cultura: pinturas, esculturas, joias e artesanato de diferentes períodos.
- Arqueologia: objetos pré-históricos encontrados na Suíça e nos Alpes.
Dentro do mesmo prédio, você encontra o Museu Einstein, que detalha a vida e carreira científica de Albert Einstein. É possível ver suas teorias, documentos originais e entender o impacto de suas descobertas para o mundo.
O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Segunda-feira está fechado, e nos feriados nacionais abre no mesmo horário.
Você pode escolher visitar apenas o Museu Histórico ou o Museu Einstein, mas se quiser conhecer os dois, o ingresso combinado custa cerca de 24 francos suíços. Para ver as opções, acesse o site oficial.
Confesso que, como amante da história, me sinto privilegiada por poder explorar tudo isso. Mas Berna também conquista pelo cenário e pelas paisagens deslumbrantes.
Se o dia estiver bonito, não vale a pena passar horas em museus. Para quem tem apenas um dia na cidade, recomendo comprar o ingresso na hora, aproveitando o clima. Já quem vai passar mais tempo, reservar com antecedência garante tranquilidade e o passeio completo.
13. Igreja de São Pedro e São Paulo (em alemão, Kirche St. Peter und Paul)

Se tiver tempo, recomendo que visite essa igreja para apreciar os vitrais coloridos, os detalhes arquitetônicos e desfrutar de um ambiente tranquilo.
Ela está aberta todos os dias, exceto às segundas-feiras, das 10h às 17h.
Quando passei por lá, estava acontecendo um casamento e não pude entrar, mas parece valer a pena.
14. Degustação de queijos
Se você é louco por queijo, assim como eu, além de experimentar o famoso fondue, uma boa opção pode ser um tour de queijos. Como estive lá por apenas dois dias, não consegui fazer, mas vi ótimas recomendações sobre o tour. Você pode conferir as opções clicando aqui.
15. Bundesstrasse
Uma praça linda, onde você terá uma vista incrível para as montanhas. A dica é subir com o teleférico na lateral. Demora apenas alguns minutos e o passeio é muito legal e característico da Suíça. Além disso, a paisagem é deslumbrante e não pode faltar na lista do que fazer em Berna.
Dica da Ana
Alguns hotéis, como o que eu me hospedei, oferecem transporte gratuito para circular pela cidade. Informe-se no seu hotel sobre essa opção. Apesar das lindas caminhadas, ter o transporte à disposição pode ser ótimo para voltar ou até para pegar o bondinho e subir.

Outras atividades para fazer em Berna
Se você vai ficar mais de dois dias na cidade, poderá explorar as montanhas próximas, fazer tours históricos e conhecer melhor a culinária suíça. Tenho certeza que vai encontrar muito o que fazer em Berna.
Em frente à estação de trem, você encontrará o Centro de Informações Turísticas de Berna (Bern Tourist Information). Eu recomendo que você dê uma passada por lá, pois encontrará um mapa gratuito da cidade e muitas opções do que fazer.
Além disso, é sempre bom programar as atrações com antecedência para garantir a disponibilidade e evitar dores de cabeça. Por isso, não deixe de acessar as melhores atrações em Berna aqui:
Conclusão: Eu amei Berna!
Eu confesso que gostei tanto de Berna que, por um tempo, cheguei a dizer que um dia moraria lá.
Hoje em dia já não tenho mais essa vontade — talvez por causa da língua nativa ou dos altos preços. Mas uma coisa eu digo: é um outro mundo, e vale muito a pena conhecer.
Se você está planejando uma viagem para a Suíça, uma dica importante é garantir um chip de internet para se manter conectado por lá. Eu sempre uso a Airalo quando viajo para fora da Europa e já usei duas vezes na Suíça — funciona super bem! Quer entender melhor como o serviço funciona e ainda aproveitar um desconto? É só clicar aqui!
Ficou curioso para conhecer Berna? Deixe um comentário me contando o que mais você quer saber!
Perguntas Frequentes:
-
Qual língua se fala em Berna?
Em Berna, a língua oficial é oalemão suíço, mas o francês também é comum em algumas regiões próximas. Inglês é amplamente compreendido em hotéis, restaurantes e atrações turísticas, facilitando a visita de estrangeiros.
-
É possível visitar Berna falando somente português?
Sim, no entanto, você precisará de um inglês básico em hotéis e restaurantes. É bom aprender algumas palavras em alemão; além disso, tenha um chip de internet que funcione, assim poderá ler placas, cardápios e traduzir o que precisar. Descubra um desconto especial no DayOffdaAna.
-
Como economizar na Suíça?
-Use o Bern Ticket, oferecido gratuitamente por muitos hotéis, para transporte público ilimitado.
-Prefira atrações gratuitas, como parques, passeios pelo centro histórico e mirantes.
-Faça compras em supermercados ou mercados locais em vez de restaurantes turísticos.
Veja mais em:
Como economizar na Suíça – 7 dicas testadas na Prática -
Quanto tempo é suficiente para visitar Berna?
Para conhecer as principais atrações do centro histórico e alguns parques, 2 a 3 dias são suficientes. Se quiser explorar museus ou fazer passeios de um dia para cidades próximas de Berna, considere 4 a 5 dias.
-
Por que Berna é a capital da Suíça?
Berna foi escolhida como capital por ser central, neutra e historicamente importante. Em 1848, quando a Suíça se tornou uma federação, a cidade serviu como ponto de equilíbrio entre as regiões de língua alemã e francesa. Berna se consolidou como centro político e administrativo, e mudar a capital para outro local poderia comprometer esse equilíbrio estratégico entre as regiões. Hoje, abriga o parlamento, ministérios e embaixadas, mantendo sua função como principal centro governamental do país.


2 Comentários
Pingback:
Pingback: