10 comidas típicas para experimentar na Inglaterra
Quando pensava na Inglaterra e no que comer, há alguns anos, confesso que nada me vinha à cabeça. Mas, depois de visitar as principais cidades do país, como Londres, Liverpool e Manchester, além de explorar outras regiões do Reino Unido, descobri alguns pratos que realmente surpreendem.
Conhecer um novo país vai muito além de explorar seus pontos turísticos. Além disso, envolve mergulhar na sua história, cultura e, claro, na culinária local. Por exemplo, quando você pensa na Itália, logo lembra de massas e pizzas. Mas, e quando o assunto é a Inglaterra? Qual comida típica vem à sua mente?
Por isso, neste post, vou te mostrar o que comer na Inglaterra e quais pratos você não pode deixar de provar durante a sua viagem. Então, prepare-se para uma verdadeira viagem gastronômica pelos sabores ingleses!
1. English Breakfast
O café da manhã inglês é uma refeição completa e tradicional, composta por linguiça típica, black pudding (uma espécie de chouriço feito com banha de porco), ovo frito, tomate grelhado, bacon, cogumelos refogados, feijão assado com molho de tomate (normalmente adocicado) e torradas.
Embora seja um prato clássico da culinária inglesa, o English breakfast é bastante pesado e calórico. Por isso, os ingleses não costumam consumi-lo diariamente como faziam no passado. Hoje em dia, ele aparece mais nos finais de semana, quando há mais tempo para apreciar uma refeição tão substanciosa.
Na minha opinião, o café da manhã inglês é perfeito na ocasião certa, como após uma noite de drinks. Se você exagerou na bebida, nada melhor do que essa refeição robusta para revigorar o estômago e ajudar você a aproveitar o restante do dia com mais disposição!
Se você está indo para a Inglaterra pela primeira vez, sugiro que experimente essa ótima opção do que comer para conhecer a culinária típica inglesa
Onde Comer?
Se você quer provar esse prato icônico, não vai precisar procurar muito. Em Londres, por exemplo, algumas ótimas opções incluem o Green Café, o Ivy Market Grill e o Balthazar. Mas, minha dica é buscar um pub tradicional que valorize a qualidade dos ingredientes e da fritura. Assim, você evita qualquer mal-estar que possa comprometer sua viagem.
Curiosiadade
Como você deve saber, a Inglaterra faz parte do Reino Unido, formado por Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Assim, se estiver em um destes outros países, você também poderá experimentar este café da manhã, com algumas pequenas modificações.
Se não for tão fã de fritura, eu sugiro que prove os Eggs Benedict. Apesar de a origem não ser inglesa, já comi alguns na região e eles são muito bem feitos, com pão, bacon, ovos e molho holandês. Acredito que você não vai se arrepender! Uma boa sugestão é o The Wolseley em Londres.
2. Fish and Chips
Os ingleses empanam e fritam o peixe, geralmente Cod, Haddock ou Plaice, em gordura bem quente. Eles servem o peixe crocante com batatas cortadas em palitos grossos e acompanhamentos como ervilhas ou purê de ervilhas, além de maionese de alho.
Esse prato, conhecido como fish and chips, é uma tradição em todo o Reino Unido e você pode encontrá-lo em diversos lugares. No entanto, por ser uma fritura, é bom saboreá-lo com moderação.
Embora seja comum encontrar fish and chips em barracas de comida de rua, eu recomendo que você experimente em um restaurante. Assim, você garante a qualidade e aprecia o prato da melhor forma possível.
O Fish and Chips é um dos pratos típicos mais tradicionais da Inglaterra e não pode faltar na sua lista do que comer por lá.
#DicaDaAna:
Se quiser economizar, recomendo o Wetherspoon, uma rede de restaurantes bem famosa, encontrada em todo o Reino Unido, que geralmente serve pratos a preços mais baixos do que outros restaurantes. Todos os que visitei dessa franquia possuem uma grande variedade de bebidas, e normalmente você encontrará pratos com bebida alcoólica ou não alcoólica já inclusa no preço.
3. Shepherd’s Pie e Cottage Pie
Na Shepherd’s Pie é usada carne de cordeiro, enquanto na Cottage Pie é usada carne bovina. A carne é preparada com cebola e alguns vegetais, como cenoura e ervilhas, formando a camada de base. Em seguida, é adicionado um purê de batatas com queijo ralado e o prato é levado ao forno para dourar.
Se você é brasileiro, tenho certeza de que pensou no “escondidinho”. Sim, é isso mesmo, bem similar. É um prato bem gostoso e típico da região.
Este prato é meu favorito porque não tem fritura, é cheio de sabor e, na minha opinião, não pode faltar na lista do que comer na Inglaterra. Sinceramente, moro na República da Irlanda, que possui uma culinária muito similar à inglesa. Quando procuro por refeições práticas no mercado, o Cottage Pie está sempre entre minhas prioridades.
4. Afternoon Tea
O chá da tarde é uma tradição inglesa que remonta ao século XIX, normalmente servido entre 15h e 17h, como uma pausa leve entre o almoço e o jantar. No passado, a alta sociedade inglesa adotava essa prática para socializar e relaxar.
Hoje em dia, essa tradição continua forte e, devido à sua popularidade, você encontrará diversas opções para experimentar o verdadeiro chá da tarde inglês. Entre as variedades mais comuns, estão chás como Earl Grey, Darjeeling, Assam e o tradicional English Tea. Os ingleses geralmente servem esses chás com leite, açúcar e, às vezes, limão.
Aliás, o chá é servido com leite por um motivo: a bebida que os britânicos costumam consumir é mais forte e contém cafeína, então o leite ajuda a suavizar o sabor. Eu já experimentei o que eles chamam de “Proper Tea”, ou seja, o verdadeiro chá inglês, e confesso que não sou muito fã, seja com leite ou sem.
Além disso, no chá da tarde, é tradicional servir scones, que são bolinhos quentes acompanhados de geleia de morango ou framboesa e creme.
Dependendo da opção de chá da tarde que você escolher, o menu pode incluir também pequenos sanduíches, feitos com pão de fôrma sem casca e recheados com combinações como pepino com manteiga, salmão defumado com cream cheese, ovo com maionese e agrião, ou presunto com mostarda. Ademais, para completar, você ainda pode degustar biscoitos, bolachinhas amanteigadas e uma seleção de doces e bolos em miniatura.
Se você é fã da série Bridgerton, tenho certeza de que vai querer incluir na sua lista do que fazer e comer na Inglaterra
Onde Comer?
Por se tratar de uma tradição originada na alta sociedade, o chá da tarde é servido principalmente em hotéis ou casas de chá elegantes, e não em pubs. Em Londres, você pode viver essa experiência em locais como o Ritz, o Dorchester e o Chesterfield Mayfair, com valores que variam entre 50 e 70 libras.
Uma opção interessante é o chá da tarde em um cruzeiro ao longo do Rio Tâmisa. Apesar de não ser um local tão tradicional, você terá a mesma experiência enquanto passeia de barco pelos principais pontos da cidade. Para mais informações, clique aqui.
5. Yorkshire Pudding
O Yorkshire Pudding é um bolinho feito de uma massa assada de farinha, ovos e leite, tradicionalmente servido com o Sunday Roast. Para experimentar, sugiro que peça um prato tradicional que inclua o Yorkshire Pudding como acompanhamento.
6. Sunday Roast
O Sunday Roast é um assado tradicional feito com carne bovina, cordeiro, frango ou porco, servido com batatas, legumes, molho gravy e Yorkshire Pudding. Algumas sugestões de lugares onde comer em Londres são o York and Albany e o Eye Roast, mas você também encontrará essa refeição em outros pubs tradicionais. O preço varia entre 18 e 40 libras.
7. Molho Gravy
O molho gravy utiliza os sucos da carne liberados durante o cozimento como base. Para engrossá-lo, você adiciona farinha ou amido de milho e tempera a gosto. Além disso, muitas receitas incluem cebolas, vinho e até versões vegetarianas.
Esse molho é tradicionalmente usado em vários pratos, como no Bangers and Mash e no Sunday Roast. Assim, você pode experimentá-lo junto a essas outras deliciosas sugestões.
8. Bangers and Mash
Bangers and Mash é um prato composto por salsichas específicas, chamadas bangers, servidas com purê de batatas e molho onion gravy, que é uma versão do molho gravy com cebolas caramelizadas.
9. Sticky Toffee Pudding
Sticky Toffee Pudding é um bolo de tâmaras coberto com molho de caramelo, servido quente com creme ou sorvete. Sugestões de lugares para experimentar incluem o Mother Mash, Mayflower e o Rules. O preço varia entre 7 e 10 libras.
10. Victoria Sponge Cake
Nomearam o Victoria Sponge Cake em homenagem à Rainha Victoria. Esse bolo clássico de baunilha leva recheio de geleia de framboesa, creme de manteiga e chantilly. Se você quiser experimentar essa delícia em Londres, alguns dos melhores lugares incluem The Hummingbird Bakery, Fortnum & Mason: Diamond Jubilee Tea Salon e Tea and Tattle.
Sugestão Final
hambúrgueres servidos em pubs tradicionais. Eles são bem preparados, geralmente deliciosos e com combinações de sabores únicas.
Agora me conta, deu vontade de experimentar? Qual desses pratos você vai provar primeiro quando visitar a Inglaterra?
E se você está planejando sua viagem e quer dicas do que fazer em Londres, confira as sugestões que preparei para você! Clique aqui.
Um comentário
Pingback: