Europa,  Inglaterra,  Londres

Roteiro de 4 dias em Londres 

Londres é uma cidade vibrante, cheia de história, cultura e entretenimento. Além disso, seja você fã de Harry Potter, admirador de 007 ou apaixonado pela monarquia britânica, Londres tem algo especial para oferecer.

Por isso, se você está em dúvida sobre o que incluir no seu roteiro e tem apenas quatro dias, confira as minhas recomendações para garantir que aproveite ao máximo sua estadia e cada atração.

Como Chegar?  

Londres tem seis aeroportos principais, cada um com suas vantagens e desvantagens. Por isso, dependendo do seu orçamento e do tempo disponível, recomendo escolher aeroportos mais centrais, pois facilitam o deslocamento e economizam tempo na sua chegada e partida.

  • Heathrow (LHR): Melhor opção para voos internacionais, com conexões fáceis. O Heathrow Express leva apenas 15 minutos até o centro. 
  • Gatwick (LGW): Conta com companhias low-cost e fica a 30 minutos do centro via Gatwick Express. 
  • London City (LCY): O mais central, usado para viagens de negócios. 
  • Stansted (STN): Melhor opção para voos low-cost vindos da Europa. O Stansted Express leva 45 minutos até o centro. 
  • Luton (LTN): Voos baratos, mas com conexão mais complicada. 
  • Southend (SEN): Pouco utilizado e distante do centro. 

Se estiver vindo de Paris, uma excelente opção é o trem Eurostar, que atravessa o Canal da Mancha e chega à estação central de St. Pancras em cerca de 3 horas.

Além disso, para pesquisar passagens de trem e comparar preços, acesse a Omio, um site confiável, com bons preços e que garante todas as informações na palma da sua mão. Para saber mais clique aqui!  

Não se esqueça de verificar as autorizações para entrada na Inglaterra, pois muita coisa mudou desde o Brexit. Para saber mais sobre isso, acesse aqui!

Onde ficar em Londres? 

 Os melhores locais para se hospedar são King’s Cross, Paddington, South Bank e Covent Garden. Essas regiões oferecem hotéis com preços mais acessíveis e estão bem conectadas ao transporte público, o que facilita o acesso às principais atrações turísticas.

Na minha última viagem, fiquei hospedado em King’s Cross e consegui ir caminhando até o Palácio de Buckingham. Além disso, estar próximo à estação foi ótimo para o dia em que visitei os estúdios de Harry Potter, pois o ônibus de transfer partia a apenas cinco minutos do meu hotel.

Outras boas opções incluem Soho e Mayfair, que também oferecem fácil acesso ao metrô e às atrações turísticas. Por outro lado, essas áreas podem ser barulhentas durante a noite, o que pode ser um incômodo para quem prefere acordar cedo para explorar a cidade.

Para se locomover em Londres, você pode usar o cartão da Wise, que possui tarifas competitivas e é uma maneira prática de evitar taxas de câmbio altas. O cartão funciona tanto para o metrô quanto para ônibus e pode ser facilmente recarregado via aplicativo, oferecendo uma alternativa conveniente e econômica para turistas. Para ver mais acesse aqui!

Ficam aqui algumas sugestões de hotéis: 

Clink261 Hostel – 7.5 – Para quem busca preço baixo, mas uma boa localização!

Euro Hotel – 8.1 – Para quem não abre mão da privacidade.

Zedwell Piccadilly Circus – 7.5 – Para quem quer conforto, qualidade e uma localização central.

Vamos ao Roteiro de 4 dias em Londres 

Dia 1: Clássicos de Londres 

Para começar, não podem faltar os clássicos! 

Manhã: 

Durante a manhã, sugiro que comece pelo Palácio de Buckingham, um lugar que definitivamente não pode faltar na sua lista.

A residência oficial da família real britânica desde o século XIX tem um ar imponente e magnífico. Além disso, é muito interessante estar por ali e observar cada detalhe da sua arquitetura e dos arredores.

Para quem é fã de história, recomendo que faça a visita com áudio-guia, que dura cerca de duas horas, com exposições que variam conforme os anos. Nesse caso, recomendo comprar com antecedência, pois os ingressos podem se esgotar rapidamente. 

Para ver mais sobre dias e horários disponíveis, acesse aqui e compre seu ingresso em um site de confiança! 

Alt= Palacio de Buckingham ao fundo e Ana na frente sentada.

Para quem não é tão fã de história assim, ainda assim vale a pena passar por lá. Você pode ver a Troca da Guarda Real, um espetáculo militar que acontece na entrada do Palácio de Buckingham, acompanhado por uma banda militar. O desfile parte do quartel da Rainha, localizado nos Wellington Barracks, e segue até o palácio de forma sincronizada. 

Essa troca ocorre em dias alternados durante o outono e o inverno, enquanto no verão acontece diariamente, sempre às 11h, com duração de cerca de 24 minutos. 

Você pode optar por assistir do lado de fora. Nesse caso, chegue com antecedência, pois o local fica cheio. No entanto, se quiser, pode comprar ingressos para assistir de uma forma melhor clique aqui para saber mais. 

Tarde: 

Saindo do Palácio de Buckingham, caminhe pelo St. James’s Park até a Trafalgar Square.

O parque é amplo e muito agradável. Além disso, você pode aproveitar para sentar-se, observar a natureza e até mesmo fazer um piquenique por lá.

Uma dica interessante para quem está tentando economizar é pegar um lanche no supermercado. O Tesco, por exemplo, vende “Meals”, ou um combo, onde você pode escolher um sanduíche natural (atum ou frango), um “Snack” (como uma fruta ou barra de cereal) e ainda uma bebida por um preço fixo. 

Se não quiser fazer isso, chegando à Trafalgar Square você poderá encontrar algumas opções para almoçar. 

Vou deixar aqui aqui algumas opções de restaurantes por Londres, mas se quer saber o que comer em Londres e os principais pratos típicos para experimentar, acesse aqui! 

Após o almoço, aproveite para observar os detalhes da Trafalgar Square, que foi criada para comemorar a vitória naval britânica na Batalha de Trafalgar em 1805, durante a Guerra Napoleônica. Além disso, a praça é um ponto icônico de Londres, cercada por belas esculturas e monumentos.

Em seguida, você poderá visitar a Galeria Nacional, localizada ao lado norte da praça. Ela abriga uma coleção impressionante de obras de Van Gogh, Leonardo da Vinci e Rembrandt. Vale destacar que a entrada é gratuita, e o horário de funcionamento é diariamente das 10h às 18h, com extensão até as 21h às sextas-feiras, exceto no Natal, feriados e em algumas situações específicas.

Depois de aproveitar a galeria, continue sua tarde até a famosa Piccadilly Circus, um dos marcos mais vibrantes e movimentados de Londres

Noite: 

Alt= foto mostra bigben feito a lego e guarda ao lado com placa de metro. Tudo feito a lego pela loja.

A Piccadilly Circus é uma região cheia de contrastes, com telões gigantes e lojas atraentes que chamam a atenção. Não deixe de conhecer a famosa loja da Lego e a do M&M, que são verdadeiras atrações por si mesmas.

Essas lojas oferecem exposições únicas. Por exemplo, na última vez que fui, todos os Legos eram inspirados no universo de Harry Potter e na outras estavam com o tema sobre Londres. Se estiver passeando com crianças, tenho certeza de que será uma atração imperdível para elas.

Além disso, enquanto passeia por essa área vibrante, você também pode explorar a Chinatown, conhecida pelos seus restaurantes e lojas típicas, e o Soho, um bairro que se torna ainda mais agitado durante a noite, oferecendo uma vida noturna animada e diversificada.

Dia 2: Ainda sobre os clássicos de Londres  

Manhã: 

Comece o dia visitando Big Ben, o ícone de Londres. Embora o nome Big Ben se refira ao sino da Torre do Relógio do Palácio de Westminster, a torre em si também é chamada de Torre Elizabeth, renomeada em 2012 para marcar o Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II. O relógio da torre é um dos mais precisos do mundo e suas badaladas são inconfundíveis. Ele se tornou um símbolo do Reino Unido. 

Dica da Ana:

Para tirar a foto clássica com o Big Ben, vá até a Great George Street, próxima à Parliament Square. Se quiser evitar grandes filas, recomendo passar por lá à noite, como eu fiz, por volta das 22h, quando a cidade está iluminada e fica muito mais tranquila para fotos.

Alt = Foto mostra cabine telefonica e big ben iliminado

Após admirar o Big Ben, aproveite para explorar o Palácio de Westminster, também conhecido como Casa do Parlamento, que é uma das maiores joias da arquitetura gótica de Londres. Em seguida, visite a Abadia de Westminster, um lugar de grande importância histórica e cultural, onde estão sepultados diversos monarcas e figuras importantes da história britânica. Esse conjunto de atrações fica a poucos minutos a pé do Big Ben e do Palácio de Westminster, formando um circuito de marcos imperdíveis de Londres.

Tarde: 

Alt= Foto mostra roda gigante ao fundo iluminada. Eu na Frente.

Para começar a tarde, visite a London Eye, que está próxima às atrações que você visitou pela manhã. Essa atração é uma das mais populares da cidade, com mais de 135 metros de altura, oferecendo uma vista panorâmica de até 40 km. As cápsulas de vidro proporcionam uma visão de 360 graus de Londres, permitindo que você veja diversos pontos famosos, como o Big Ben, o Palácio de Buckingham e a Torre de Londres. A London Eye abre diariamente, das 11h às 18h, e pode ser combinada com outros passeios em pacotes, o que pode tornar sua visita ainda mais completa.

Para ver opções mais sobre o passeio clique aqui! 

Noite: 

Para uma noite diferente, que tal fazer uma visita ao Shakespeare’s Globe Theatre? Lá, você pode assistir a uma peça clássica de teatro em um ambiente histórico ao ar livre, dependendo da época do ano. É uma experiência única, que te transporta para o passado e oferece uma imersão na história literária de Londres.

Porém, se preferir algo mais relaxante, termine sua noite em um pub tradicional londrino. As opções em Covent Garden ou Camden são perfeitas para relaxar e aproveitar a atmosfera vibrante da cidade, com música ao vivo e uma boa seleção de cervejas locais.

Alem disso, voce pode experimentar diversas comidas tipicas que dao agua na boca apenas de ver. Quer saber mais? Acesse aqui!

Dia 3: Estúdios de Londres e Harry Potter 

Se você é fã da saga, com toda certeza vai valer a pena dedicar um dia para conhecer as atrações relacionadas. Se já não gosta tanto assim, pode passar este dia e darei outra sugestão ao final. 

Manhã: 

Conhecer a Warner Bros. Studio Tour London pode ser uma experiência incrível. Lá, você encontrará os bastidores dos filmes de Harry Potter e poderá ver de perto roupas usadas nas filmagens, além de passear pelos sets icônicos, como o Grande Salão, o Beco Diagonal e a Floresta Proibida.

A atração fica a cerca de uma hora do centro de Londres, então, recomendo que você vá cedo para aproveitar ao máximo e conseguir voltar no começo da tarde, tendo ainda tempo para explorar outras atrações.

Após a visita, você poderá optar por almoçar no próprio estúdio, onde são servidos pratos quentes como hambúrgueres, massas, saladas e até opções veganas e vegetarianas. No entanto, caso prefira, pode voltar para o centro de Londres e escolher um restaurante mais local para uma refeição típica.

Para saber tudo sobre o passeio, desde onde comprar ingressos, como chegar e dicas extras, acesse WB Estúdios Harry Potter Londres – Vale a pena?

Tarde: 

Retornando a Londres, você pode aproveitar para conhecer a Plataforma 9 ¾ na Estação King’s Cross. Esse é um ponto imperdível para os fãs de Harry Potter, pois, no universo criado por J.K. Rowling, essa plataforma mágica é o ponto de partida do Expresso de Hogwarts, o trem que leva os alunos para a famosa escola de magia e bruxaria.

A estação é uma verdadeira atração para os visitantes, com uma placa que indica a plataforma e uma área dedicada onde você pode tirar fotos. Além disso, há uma loja temática nas proximidades, com diversos itens para levar de lembrança dessa experiência mágica.

Na realidade, não existe uma Plataforma 9 ¾ funcional na estação, mas há uma instalação especial perto da loja oficial de Harry Potter, no hall principal da King’s Cross Station. 

Alt= Foto mostra a mim mesmo segurando um carrinho, e placa da plataforma 9 3/4

Como alternativa ao Harry Potter Studio Tour, você pode escolher visitar Madame Tussauds, um museu de cera mundialmente famoso, onde você pode tirar fotos com figuras de celebridades e figuras históricas. Outro passeio interessante é Abbey Road, famosa pela capa do álbum dos Beatles, onde você pode tirar sua própria foto atravessando a faixa de pedestres. 

E você trocaria o dia de Harry Potter?

Dia 4: A outra parte de Londres 

Manhã: Camden Town 

Comece o dia cedo em Camden Town, um dos bairros mais vibrantes e alternativos de Londres. Explore o Camden Market, com suas barracas de comida, roupas vintage, joias e artesanato. Aproveite para fazer compras e experimentar algumas delícias locais, como pratos étnicos, frituras e lanches únicos. 

Passeie pelas ruas de Camden e aprecie a arte de rua, grafites e a atmosfera boêmia. Não perca o Regent’s Canal, onde você pode caminhar ao longo do canal ou fazer um passeio de barco. 

Se você gosta de música, dê uma passada no Electric Ballroom ou no Camden Roundhouse, lugares icônicos para apresentações ao vivo. 

Tarde 

Aproveite um almoço no Camden Market, com opções variadas de food trucks e quiosques que servem desde comida asiática até doces tradicionais britânicos. 

Depois disso siga para a  Tower Bridge 

Alt-foto mostra eu na frente e tower bridge ao fundo, rica em detalhes.

Esta é uma das pontes mais icônicas de Londres e oferece uma vista maravilhosa da cidade, especialmente ao entardecer.  

Se desejar, compre ingressos para visitar a parte interna da Tower Bridge, onde você pode explorar a história e caminhar pela passarela de vidro, com uma vista panorâmica da cidade. 

Aproveite o entorno da Tower Bridge e faça uma caminhada pela área do Shad Thames, cheia de restaurantes e bares à beira do rio. É o lugar perfeito para uma pausa. 

Noite 

Termine o dia no Sky Garden, um dos pontos mais altos de Londres com uma vista deslumbrante da cidade à noite. O acesso é gratuito, mas é necessário reservar com antecedência.  

Suba até o mirante do Sky Garden e admire as luzes de Londres ao redor. Há também bares e restaurantes no topo, caso queira aproveitar um coquetel enquanto aprecia a vista. 

Conclusão

Quatro dias podem ser um pouco apertados para um roteiro completo em Londres, mas aqui está a minha sugestão do que faria em um roteiro bem distribuído, para que não fique muito corrido. 

Ainda há outras possibilidades e atrações que você pode escolher ou trocar, caso não goste das sugestões que dei aqui. Para saber mais, acesse 15 atrações imperdíveis em Londres

Ficou com dúvidas? Precisa de ajuda? Deixe seu comentário aqui! 

Gostou deste roteiro? O que você acrescentaria?

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *