formulario de seguro saude, dinheiro, passaporte, e outras coisas para lembrar na hora da viagem
Dicas de Viagem,  ETIAS,  Europa

ETIAS: O Novo Sistema de Autorização de Viagem para a Europa 

Está planejando uma viagem pela Europa em 2026? Então, fique atento às novas regras. Viajantes do Brasil e de mais de 60 países que atualmente não precisam de visto para visitar a Europa masprecisarão obter uma autorização de viagem (O ETIAS) antes de embarcar. 

Apesar de ainda não estar sendo exigido, a previsão é que comece a valer em maio deste ano. Por isso, se você já comprou suas passagens, será necessário acompanhar o processo passo a passo para evitar problemas na hora da viagem. 

O que é o ETIAS? 

ALT= Formulario de authorizacao antes de embarque, Foto mostra formulario, simulando o ETIAS, parte de um puclos, calculador e parte de uma caneta.

O ETIAS ( Sistema de Autorizacao, Informacao e viagens na Europa) é um sistema eletrônico de autorização de viagem destinado a cidadãos de países que não precisam de visto para entrar no Espaço Schengen. 

O objetivo principal é melhorar a segurança, rastrear viajantes antes de sua chegada e reduzir riscos relacionados à imigração irregular e ameaças à segurança pública. 

A ideia inicial é que a maioria das solicitações seja aprovada em minutos, mas, em alguns casos, pode levar até 30 dias se for necessária uma análise mais aprofundada. 

Vi alguns sites comparando o ETIAS ao processo do ESTA (Electronic System for Travel Authorization), o sistema eletrônico de autorização de viagem dos Estados Unidos.  

No meu caso, como cidadã europeia, quando tirei meu visto para os EUA, foi realmente questão de minutos: entrei, preenchi, paguei a taxa e, em menos de cinco minutos, estava aprovada. No entanto, sei que para brasileiros a burocracia é um pouco maior. 

Apesar disso, o processo promete ser rápido, online e flexível, sendo apenas um documento que você deve levar consigo. 

Como solicitar o ETIAS? 

Estima-se que o processo de solicitação do ETIAS será online e rápido, levando apenas alguns minutos para ser preenchido. 

O viajante precisará fornecer: 

  • Passaporte válido (com validade mínima de três meses após a data de entrada na Europa); 
  • Informações pessoais, como nome, endereço e detalhes de contato; 
  • Histórico de viagens e antecedentes criminais
  • Pagamento de uma taxa (cerca de €7, com isenção para menores de 18 anos e maiores de 70 anos). 

Para o pagamento da taxa, você poderá usar seu cartão de crédito. No entanto, já que está planejando sua viagem para a Europa, recomendo conhecer a WISE: uma maneira fácil e rápida de transferir dinheiro para diferentes moedas. Além disso, a plataforma oferece um cartão aceito na maioria dos estabelecimentos, com conversão automática e taxas muito mais vantajosas.

Recentemente, uma amiga do Brasil veio me visitar aqui na Europa e usamos o cartão da WISE. Foi ótimo e superprático! Ela evitou o pagamento de IOF e trouxe o dinheiro convertido de forma segura e eficiente. Por isso, recomendo sempre.

Quer saber mais? Acesse aqui!

Atenção

Não é porque você está preenchendo um visto de viagem com antecedência que deve deixar de levar todos os documentos necessários que comprovem os dias que ficará viajando para passar na imigracao. 

Eu recomendo que tenha em mãos, além do passaporte, informações sobre hospedagens, atrações e a duração da sua estadia na Europa, especialmente se não falar o idioma do país de chegada. 

Muitas vezes, eles não pedem comprovantes, mas podem solicitar. Para evitar problemas e começar a viagem sem estresse, tenha todos os documentos em mãos. 

Além disso, uma vez aprovado o documento, você recebera um e-mail. Recomendo que imprima e leve contido durante a sua viagem. 

Dica extra:Se ainda não escolheu sua mochila de viagem ideal, recomendo esta mochila resistente e confortável da Amazon, perfeita para viagens longas e com espaço suficiente para carregar tudo o que você precisa.

Alt= Foto mostra chapeu, oculos de sol, busola, formulario de seguro de saude, passaporte, dinheiro , cartao de credito.

Quais países exigirão o ETIAS? 

O ETIAS será necessário para entrar nos 26 países do Espaço Schengen, que incluem: 

  • Alemanha 
  • Áustria 
  • Bélgica 
  • Dinamarca 
  • Espanha 
  • França 
  • Grécia 
  • Itália 
  • Holanda 
  • Portugal 
  • Suécia 

Além de países que não fazem parte da UE, mas adotam as regras de Schengen, como Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein. 

Alt= mostrando mapa mundi e paises europeus, em cima a bandeira da uniao europeia.

O ETIAS não será exigido nos países europeus que não fazem parte do Espaço Schengen, como: Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), Albânia, Montenegro e outros. No entanto, fique atento às regras de viagem, pois esses países podem ter suas próprias exigências. No Reino Unido, por exemplo, você precisará do ETA. 

Quer saber sobre algum país em específico? Deixe nos comentários! 

Quem precisa do ETIAS? 

Cidadãos de mais de 60 países precisarão da autorização ETIAS para entrar nos países do Espaço Schengen. Isso inclui os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil, Argentina e Japão, entre outros. 

O ETIAS será obrigatório para turismo, negócios, trânsito e viagens médicas de curta duração (até 90 dias dentro de um período de 180 dias). Isso significa que mesmo apenas em uma conexão pela Europa indo a outro pais você também precisara do ETIAS. 

No entanto, se você estiver planejando ficar mais tempo, com intuito de trabalho ou estudo, será necessário um visto específico. Para isso, consulte as regras de cada país. 

Validade do ETIAS 

Uma vez aprovado, o ETIAS terá validade de três anos ou até a data de expiração do passaporte, o que ocorrer primeiro. 

Durante esse período, o viajante poderá entrar na Europa múltiplas vezes, respeitando a regra de 90 dias a cada 180 dias

Isso significa que durante 180 dias você pode sair e entrar quantas vezes quiser, no entanto, não pode ultrapassar 180 dias. Uma vez que atingiu os 90 dias, terá que sair do Espaço Schengen  e aguardar até que novos dias fiquem disponíveis dentro do cálculo dos 180 dias. 

Quando o ETIAS começará a ser exigido? 

O ETIAS vem sendo discutido desde 2018 e deveria ter entrado em vigor no ano passado. No entanto, isso ainda não aconteceu. 

Estima-se que passará a ser exigido para viagens a partir do final de 2026. 

Fique de olho no site oficial para mais informações. 

No entanto, durante o primeiro ano de implementação os viajantes apenas receberam informações sobre o sistema e o funcionamento, sendo obrigatório então na segunda entrada na Europa e viagens subsequentes. 

A ideia aqui e permitir uma transição suave e sem problemas para o novo sistema 

Precisa de ajuda com o planejamento da sua viagem? Deixe seu comentário! 

Além disso, não deixe de ver dicas de como reservar sua hospedagem sem passar apuros – clique aqui! 

Procurando atrações incríveis? Use o GetYourGuide para reservar passeios e experiências em várias cidades da Europa com praticidade e segurança.

Conclusão 

O ETIAS não é um visto, mas sim uma autorização de viagem que simplifica o controle de fronteiras e reforça a segurança na Europa. 

A solicitação será simples, rápida e acessível, garantindo que turistas possam continuar visitando o continente sem grandes dificuldades. Para evitar imprevistos, é recomendável solicitar o ETIAS com antecedência antes da viagem. 

Se você está planejando uma viagem à Europa em 2026, fique atento a essa nova exigência e garanta sua autorização antes do embarque! 

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários!

Quer dicas de como economizar e aproveitar ao máximo a sua viagem? Acesse minhas dicas de viagem aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *